Carreira e estilo de vida: Conheça o Mercado da Beleza

A cada dia que passa o mercado de trabalho se modifica. Profissões somem do mapa e outros postos de trabalho são criados, para suprir as novas necessidades do mundo. É no meio de todo esse vai e vem de profissionais que alguns serviços conseguem se manter com relevância. É o caso do mercado da beleza, afinal de contas, as pessoas sempre querem estar bem consigo mesmas e pra isso buscam profissionais especializados.

Para explorar este universo trocamos uma ideia com Elizabeth Cechetto, do Instituto Embelleze. O resultado deste papo sobre mercado de trabalho e auto estima você acompanha por aqui!

via GIPHY

Sentir-se bonito faz bem para a saúde. A qualidade de vida das pessoas melhora quando elas se sentem satisfeitas com seu visual?

Sim, com certeza! Uma mudança no visual ou um look novo, renova as energias, proporciona auto confiança e eleva a autoestima.

O mercado da beleza envolve técnica e inovação constante. Como está a área no Brasil?

O mercado da beleza no Brasil, teve uma queda comparada a outros anos, pela crise que estamos enfrentando. Teve uma queda na procura dos salões de beleza, fazendo com que as pessoas busquem formas mais baratas e praticas de se arrumarem, fazendo isso em suas próprias casas. Apesar disso o mercado da beleza está sempre em constantes mudanças, sempre com novas técnicas e inovações. Para quem trabalha nessa área, deve estar sempre se atualizando e procurar entender as necessidades dos consumidores, tanto em serviços, quanto em produtos.

via GIPHY

Quem tem interesse nesta área pode optar por quais carreiras? Quais são as possibilidades oferecidas, deste universo?

São muitas. Quem faz um curso de Cabeleireiro por exemplo, não precisa necessariamente abrir um salão. Pode ser represente de produtos (técnico), educador, atender a domicilio, ou trabalhar para alguém. Isso funciona para qualquer curso da área. A pessoa pode até mesmo continuar trabalhando no seu emprego fixo de carteira assinada e ter a área da beleza como complemento de renda. Trabalhar em horas livres e finais de semana.

Como é a relação dos profissionais deste ramo com a moda e as tendências mundiais?

Eles precisam estar sempre atualizados com as novas tendências. Não adianta fazer apenas um curso e nunca mais se atualizar, quem faz isso para no tempo e perde para a concorrência. A cada mês surge uma nova tendência em todas as áreas da beleza, e o profissional precisa estar atendo e procurar cursos rápidos e avançados para servir a necessidade dos clientes.

via GIPHY

Como é lidar com a pressão de ser responsável pelo visual de uma pessoa?

O Instituto Embelleze na verdade é responsável por ensinar o aluno a lidar com isso. Além do que ensinamos para se tornar um profissional na área da beleza, eles atendem “modelos” que seriam seus cliente fora daqui, o que resulta em uma pressão muito grande, porque clientes são muito exigentes, e nem sempre entendem. Nós ensinamos essa relação entre profissional e cliente, para que eles saiam daqui o mais preparados possível. Mas é muito particular de cada aluno. Acreditamos que tanto para nossos alunos ou para outros profissionais é uma responsabilidade muito grande, pois muitos clientes vão até um salão buscando mudanças que melhore suas vidas e auto estima.

O que os visitantes da FACE 2017 podem esperar do Instituto Embelleze no festival?

Levaremos muitas opções de profissões na área da beleza, serviços e tendências. Desejamos plantar uma semente em cada um que passar por lá, muitos ainda não sabem que profissão seguir e queremos auxiliar nessa parte.

A FACE acontece nos dias 31 de agosto e 01 e 02 de setembro, você não pode perder. Se ainda não fez sua inscrição clique aqui!

Facebook Comments