Espaço Urbano: O mundo vivo dentro da FACE

É players, vocês conseguiram desbloquear mais um ambiente do maior festival de conhecimento e cultura jovem do sul do Brasil. O Espaço Urbano reúne várias atividades. Por lá vai rolar mostra de criatividade, a 1ª edição do Cansei, vou viver de arte na FACE, atividades relacionadas a tatuagem e o live paiting. Você sabe o que é este último? A gente também não, mas sabe quem sabe 😉

O artista Digo Cardoso vai reunir uma galera para executar obras de grafite no espaço do festival. Trocamos uma ideia sobre isso e vários outros assuntos com o cara e aqui você vai ter uma noção do que nos espera. Se liga!

Digo, como funciona o seu processo de criação pra pintar? Ouve música? Busca referências, ou vai com o insight que bateu na hora?

Cara, quando faço os esboços, antes de ir para o muro, gosto de escutar música. Ultimamente tenho escutado muito blues e reggae, algo mais calmo. Já na rua, também enquanto desenho, coloco os fones de ouvido e no mp3 escuto um rap ou rock. Ainda não entendi o porquê dessa relação, em casa um som mais tranquilo e na rua um som mais agitado, mas tem sido dessa forma…

A tua arte costuma ter histórias por trás?

Sim! O que me move são as situações do dia-a-dia, saca. Seja sentimentos, alguma cena que vi ou algo que escutei, mas sempre tem uma história, um contexto, um significado.

Ainda existe algum tipo de “discriminação” com a arte voltada a rua?

Hoje posso te falar que com o meu trabalho é quase nada. As pessoas já conseguem compreender que é uma arte, que faz bem, que agrega ao espaço. No início, quando comecei a pintar, por ser algo novo na cidade, sim. As pessoas questionavam, criticavam, não entendiam o sentido, mas hoje a arte urbana já está muito mais forte na cabeça da população. Ainda existe questionamentos mas com muito menos críticas. A passos lentos e com cuidado a arte urbana vai conquistando espaço.

Quais são as técnicas/modalidades que a gente encontra com maior frequência pelas cidades?

Então, no meu trabalho o material que mais uso é o spray mas muitas vezes uso como apoio a tinta latex, rolinho, pincel, etc…
Se tratando de arte urbana já vi intervenções com cartazes, galera que uso o stencil também para se manifestar, os lambs, os sticker (adesivos)… Tenho visto diversas linguagens pela rua, o que é muito legal! Mostra que a cidade está respirando e as pessoas se manifestando.

No desenho não existem regras, talvez por isso as animações e desenhos animados encantem tanto a galera. Qual é o seu favorito?

Quando eu era mais novo eu assistia desenhos que a gurizada de hoje não conhece muito. Caverna do Dragão, O fantástico mundo de Bob, Os Jetsons e por ai vai… Hoje assisto com os meus filhos as animações que vão sendo lançadas no cinema.

Nos indique alguns artistas que você gosta

Estou sempre de olho no trabalho de muita gente, é difícil citar nomes mas vamos lá. Alguns que me vem em mente. Titi Freak e Speto são dois nomes do graffiti nacional que admiro muito.

Por: Titi Freak

Por: Speto

JR (Jean René) é um fotografo que coloca seus trabalhos em lugares incríveis e de forma única.

Por: JR

Damien Hirst, dentro das artes plásticas, tem um trabalho que provoca e intriga. De fato é muita gente que gosto, sigo, curto, acompanho. Estes são apenas 4 nomes de uma lista infinita.

Por: Damien Hirst

Na FACE, como a galera vai ter acesso a esta atividade? Teremos atividades voltadas a pintura, grafite e afins?

A rapaziada vai poder acompanhar um live painting na entrada da feira e na parte indoor vão olhar de perto diversos painéis produzidos por artistas da cidade nessa mesma linguagem do graffiti.

Pras pessoas que gostariam de começar a criar pinturas nestas modalidades, qual seria o primeiro passo?

Cara, acho que a combinação perfeita se dá através de dois elementos: O estudo e prática. Se não estudar, vai faltar referência na hora de criar e o caminho para desenvolver um estilo vai ser mais longo. Se apenas estudar e não praticar vai faltar a afinidade com o material para poder produzir.

Essa é apenas uma das áreas da FACE. Quer continuar por dentro de tudo que tá rolando? Então espia as informações do Espaço Jedi e venha para o lado tecnológico da FACE força 😉

Facebook Comments