Ganhe dinheiro e salve o planeta: Conheça carreiras profissionais sustentáveis

Quando falamos em profissões do futuro imediatamente vem à nossa mente trabalhos altamente tecnológicos, ligados a robótica, chips e itens hi-tech. Claro, tudo isso vai acontecer, mas você sabia que uma área do mercado que está em ascensão é ligada a sustentabilidade? O ser humano viveu por muito tempo explorando os recursos naturais e se não voltarmos nossa atenção para este setor, o ecossistema pode sucumbir. No Brasil pouco mais de 23 mil profissionais atuam nesta área. Confira profissões que são muito importantes para a vida das pessoas e de quebra muito rentáveis!

Engenharia ambiental

Este profissional estuda, avalia e organiza ações que visam minimizar o impacto ambiental de uma obra. Esta é uma profissão que segmenta bastante, pois o engenheiro pode trabalhar e diversas áreas, como planejamento e administração de estações de tratamento, redes de distribuição de água, descarte consciente de resíduos. A cada dia que passa as empresas buscam mais estes profissionais, para reduzir a produção de lixo e aproveitar melhor as matérias-primas;

via GIPHY

LEED Accredited Professional

Este profissional trabalha no desenvolvimento de projetos para um documento chamado Leadership In Energy and Environmental Design, ou LEED, que serve para aprovar ou não as edificações a terem certificação ambiental. A cada ano que passa mais construções buscam este selo e no Brasil apenas 128 profissionais trabalham nesta área. Ela é ligada a arquitetura e engenharia, entre outros. Além da falta de mão de obra existe o incremento de políticas públicas e leis de incentivo fiscal para quem atua com as chamadas “construções verdes”, o que torna o mercado muito atrativo;

via GIPHY

Designer de produtos sustentáveis

Bom, o designer de produto é o profissional que desenvolve e aplica inovação na concepção e realização de produtos. O designer de produtos sustentáveis faz tudo isso, mas com a preocupação de causar o mínimo impacto ambiental. As empresas buscam sempre diminuir a geração de resíduos e são desafiadas a cada dia, pelo mercado e seus clientes, a criarem produtos de qualidade que sejam sustentáveis, sem agressão à natureza;

via GIPHY

Gestor de negócios sociais

Ser o líder de uma empresa que tem como ideal a solução de problemas sociais e ambientais do planeta é um ótimo negócio. Primeiro, se o seu emprego não ajuda nada, nem ninguém, ele é um trabalho feito em vão. Segundo, o setor privado investe seus recursos, cada vez mais, em soluções inovadoras para mazelas sociais e problemas ecológicos. A especialização nesta área gera valor social e financeiro.

via GIPHY

Gestor de Ecorrelações

O futuro chegou e esta função alia principalmente três áreas: Engenharia ambiental; Direito ambiental; Comunicação. Este profissional é o responsável para fazer a ponte entre as empresas e seus parceiros, com visão voltada a sustentabilidade. O Gestor de Ecorrelações interage junto aos consumidores, órgãos governamentais e outras empresas.

via GIPHY

Se você ainda não decidiu que carreira seguir, estas são ótimas opções. Ajudar a humanidade e ganhar uma graninha boa: Tá bom ou quer mais?

Tudo sobre mercado de trabalho você encontra na FACE 2017. O maior festival de conhecimento e cultura jovem do sul do Brasil acontece nos dias 31 de agosto e 01 e 02 de setembro, na EFAPI, em Chapecó.

Facebook Comments