Quando falamos em profissões do futuro imediatamente vem à nossa mente trabalhos altamente tecnológicos, ligados a robótica, chips e itens hi-tech. Claro, tudo isso vai acontecer, mas você sabia que uma área do mercado que está em ascensão é ligada a sustentabilidade? O ser humano viveu por muito tempo explorando os recursos naturais e se não voltarmos nossa atenção para este setor, o ecossistema pode sucumbir. No Brasil pouco mais de 23 mil profissionais atuam nesta área. Confira profissões que são muito importantes para a vida das pessoas e de quebra muito rentáveis!
Engenharia ambiental
Este profissional estuda, avalia e organiza ações que visam minimizar o impacto ambiental de uma obra. Esta é uma profissão que segmenta bastante, pois o engenheiro pode trabalhar e diversas áreas, como planejamento e administração de estações de tratamento, redes de distribuição de água, descarte consciente de resíduos. A cada dia que passa as empresas buscam mais estes profissionais, para reduzir a produção de lixo e aproveitar melhor as matérias-primas;
LEED Accredited Professional
Este profissional trabalha no desenvolvimento de projetos para um documento chamado Leadership In Energy and Environmental Design, ou LEED, que serve para aprovar ou não as edificações a terem certificação ambiental. A cada ano que passa mais construções buscam este selo e no Brasil apenas 128 profissionais trabalham nesta área. Ela é ligada a arquitetura e engenharia, entre outros. Além da falta de mão de obra existe o incremento de políticas públicas e leis de incentivo fiscal para quem atua com as chamadas “construções verdes”, o que torna o mercado muito atrativo;
Designer de produtos sustentáveis
Bom, o designer de produto é o profissional que desenvolve e aplica inovação na concepção e realização de produtos. O designer de produtos sustentáveis faz tudo isso, mas com a preocupação de causar o mínimo impacto ambiental. As empresas buscam sempre diminuir a geração de resíduos e são desafiadas a cada dia, pelo mercado e seus clientes, a criarem produtos de qualidade que sejam sustentáveis, sem agressão à natureza;
Gestor de negócios sociais
Ser o líder de uma empresa que tem como ideal a solução de problemas sociais e ambientais do planeta é um ótimo negócio. Primeiro, se o seu emprego não ajuda nada, nem ninguém, ele é um trabalho feito em vão. Segundo, o setor privado investe seus recursos, cada vez mais, em soluções inovadoras para mazelas sociais e problemas ecológicos. A especialização nesta área gera valor social e financeiro.
Gestor de Ecorrelações
O futuro chegou e esta função alia principalmente três áreas: Engenharia ambiental; Direito ambiental; Comunicação. Este profissional é o responsável para fazer a ponte entre as empresas e seus parceiros, com visão voltada a sustentabilidade. O Gestor de Ecorrelações interage junto aos consumidores, órgãos governamentais e outras empresas.
Se você ainda não decidiu que carreira seguir, estas são ótimas opções. Ajudar a humanidade e ganhar uma graninha boa: Tá bom ou quer mais?
Tudo sobre mercado de trabalho você encontra na FACE 2017. O maior festival de conhecimento e cultura jovem do sul do Brasil acontece nos dias 31 de agosto e 01 e 02 de setembro, na EFAPI, em Chapecó.