Música, música e mais música: A FACE respira cultura!

Em poucas horas um universo repleto de conhecimento e diversão abre as portas em Chapecó. A FACE 2017 está chegando e nós seguimos, cada vez mais ansiosos, para viver todas as emoções deste festival que vai agitar você em todos os sentidos! Para que a experiência seja completa teremos uma série de intervenções artísticas nos três dias do evento e vamos respirar cultura. Já adiantamos: A trilha sonora será I N C R Í V E L

Como já contamos aqui no blog, o rock da Banda Dazantigas vai dominar o espaço com atitude. A The Kira Justice traz todos os sons que marcaram época nos animes e uma galera MUITO talentosa vai se apresentar um repertório de tirar o fôlego. Conversamos com Lúcio Linhares, professor do Conservatório de Artes Musicais que irá executar sons incríveis no maior festival de conhecimento e cultura jovem do sul do Brasil.

via GIPHY

Para tocar algum instrumento é preciso nascer com o dom?

Não necessariamente. Através de muita dedicação, persistência e paciência qualquer pessoa é capaz de tocar qualquer instrumento musical. Há pessoas com maior grau facilidade, porém isso não quer dizer que outra pessoa com menor grau facilidade não desenvolva da mesma forma.

Como você vê o cenário musical nacional e mundial?

Infelizmente o cenário nacional não é bom, pois á uma sobreposição de um gênero musical (sertanejo universitário), com letras de pouco cunho cultural. No Brasil se têm essa grande dificuldade de termos mais gêneros musicais em alta no mercado fonográfico, ao contrário da Europa e EUA, que possuem uma grande diversidade de gêneros musicais na mídia e assim acabam oportunizando qualquer gênero musical (Rock, Hip-Hop, Pop, Gospel, Jazz, Eletrônica…).

Existe algum instrumento que é mais fácil e algum que é mais difícil de se aprender?

Não. Todos os instrumentos musicais possuem alto grau de dificuldade. Todos demandam anos de estudos para se chegar à possível perfeição!!

É mais fácil cantar ou tocar algum instrumento?

Canto é o ato de produzir sons musicais utilizando a voz, variando a altura de acordo com a melodia e o ritmo. Cantar também é um instrumento musical, porém realizado pelo nosso próprio corpo (cordas vocais, pulmão, palato, dentes, lábios, diafragma, língua…), portanto como mencionado na questão anterior requer anos de estudos para se chegar à perfeição, como qualquer outro instrumento musical.

O que é mais rock’n’roll os óculos do John, ou o olhar do Paul?

Os óculos de John kkkk!!!, ou os óculos de Ozzy Osbourne que acha? rsrsrs

via GIPHY

Música é mais ciência exata ou mais expressão de sentimentos?

A música tem uma base física importante: são os sons afinados pela cultura que a constituem. Por outro lado, ela foi utilizada muitas vezes como metáfora e como inspiração para interpretar o mundo físico, em particular nas tentativas da estrutura da sociedade humana. A música é uma das artes mais ligadas à matemática e à física. No século XVI, ela era considerada um ramo da matemática. No período medieval constituía uma de suas disciplinas, integrando com a aritmética, geometria e astronomia.
Música é na verdade uma fusão entre a ciência exata com as expressões de sentimentos, pois ela se alicerça na física e matemática, como também na nossa psicologia e espiritualidade. Cada pessoa possui uma forma de se expressar e sentir uma determinada música, sendo uma particularidade específica de cada ser humano.

Quem canta no chuveiro pode dominar um palco?

RSRSR. Depende muito se o que canta no banheiro se dedica muito aos estudos de Técnica Vocal! Evidentemente para se dominar o palco existe inúmeras questões técnicas, autoconfiança, performance, habilidade de se direcionar ao público segurança na parte técnica da voz entre outros.

O que a galera pode esperar da apresentação do Conservatório na FACE?

A galera pode esperar uma grande apresentação dos nossos alunos que fazem parte do Curso: Prática de Conjunto. Estaremos com um repertório: Pop, Rock, Reggae e MPB! Aguardem será uma ótima apresentação!

Ainda dá tempo de curtir toda essa sonzeira e viver as experiências da FACE. Clique aqui e faça sua inscrição!

Facebook Comments